terça-feira, 16 de outubro de 2012

Efeitos colaterais de punção lombar


Punção lombar é um procedimento de diagnóstico empregues para a recolha de uma amostra de líquido cerebrospinal ou CSF, o fluido que rodeia o cérebro ea medula espinal. O fluido cerebrospinal é então testado para o diagnóstico de uma série de condições, incluindo meningite bacteriana. Raramente, a punção lombar também é utilizada para fins terapêuticos, especialmente para injectar medicamentos em fluido cerebrospinal em determinadas doenças. Punção lombar também é conhecido pelo nome de punção da torneira espinal lombar. Antes de discutir os Spinal Tap punção lombar efeitos colaterais, vamos ter um breve olhar sobre o procedimento e por isso é realizado.

Procedimento de Punção Lombar

Punção lombar tipicamente envolve a inserção de uma agulha entre a terceira e quarta vértebra lombar, a fim de recolher fluido cerebrospinal. Mas, antes de inserir a agulha, o paciente geralmente é solicitado a se deitar em uma posição lateral, com o pescoço e os joelhos dobrados totalmente. Os joelhos devem ser dobrados idealmente até o peito. Raramente, o procedimento também é realizado com o paciente sentado em uma cadeira ou banquinho, com a cabeça eo ombro inclinou-se para os joelhos. A anestesia local é aplicado sobre a pele da região lombar, após o que uma agulha é inserida entre as vértebras lombares apropriado e empurrado para dentro do canal espinal para recolher o fluido cerebrospinal. Durante a recolha este fluido, um manómetro de coluna é usado para medir a pressão do fluido espinal.

Por que ele é realizado?

A punção lombar geralmente é realizada quando houver suspeita de meningite, como a ferramenta mais confiável para o diagnóstico dessa doença. Outros que a meningite, as condições médicas que podem exigir procedimento de punção lombar incluem hemorragia subaracnóide, hidrocefalia, hipertensão intracraniana benigna, tumor, scelrosis múltipla e outras doenças do cérebro e da medula espinhal. Diagnóstico destas doenças são principalmente realizadas com base na pressão do líquido cefalorraquidiano, e na presença de células sanguíneas no mesmo, especialmente, os glóbulos brancos, como granulócitos. Ocasionalmente, a punção lombar ou punção lombar punção lombar também é usado para administrar certos medicamentos, como drogas contra o câncer, antibióticos, etc, para o líquido cefalorraquidiano. É também empregue para a remoção de fluido espinal em condições como a hidrocefalia, e hipertensão intracraniana benigna, a fim de reduzir a pressão do fluido espinal.

Efeitos colaterais de punção lombar

A punção lombar é em grande parte, um procedimento seguro; efeitos secundários graves sendo muito raro. O efeito colateral mais comumente encontrado de punção lombar é a cefaléia, que geralmente dura de dois a três dias. Isto pode ser aliviada por analgésicos regulares ou analgésicos. Mas, se a dor de cabeça persiste por vários dias, e ocorre quando sentado, então ele pode ser um indicador de vazamento de fluido cerebrospinal. Se a condição não desaparecem com o repouso suficiente, então os médicos podem tratá-lo com tampão sangüíneo peridural. Neste método, o sangue do próprio paciente é injectado no local do vazamento, de modo que o coágulo sanguíneo formado pode vedar o vazamento.

Dores de cabeça causadas por punção lombar são geralmente sentida tanto na parte da frente da cabeça ou perto da base do crânio e é vivida por cerca de 40% das pessoas que passaram pelo procedimento. Além de dores de cabeça, alguns pacientes (aproximadamente 1 em uma população de 1000) pode começar a lesão do nervo menor. Como já foi mencionado acima, graves efeitos secundários lombares punção são muito raros. Tais complicações graves podem incluir sangramento raquidiana ou peridural, e trauma ou lesão da medula espinhal ou raízes nervosas da coluna vertebral e paraplegia ou paralisia da metade inferior do corpo. Lesão ou trauma na medula espinhal ou nervo espinal pode resultar em perda de sensação. Herniação tonsilar, neuropatias cranianas, hematomas espinhais, síncope vasovagal, cistos subaracnóide e convulsões são alguns outros raros efeitos colaterais lombares punção. Dor nas costas, especialmente na parte inferior, no entanto, não tão incomum.

Considerando os efeitos da punção lombar colaterais, especialmente os mais graves, o procedimento não é recomendado para aqueles com infecção epidural, problemas de sangramento, tumor cerebral e infecção e sangramento dentro do cérebro. O procedimento também não é recomendado para aqueles que tomam medicamentos para diluir o sangue. Condições como tumor cerebral, infecção ou hemorragia no cérebro aumenta a pressão no interior do cérebro, o que pode levar a alguns efeitos secundários graves. Portanto, os médicos costumam examinar todo o sistema nervoso incluindo cérebro ea medula espinhal antes da realização da punção lombar. Muitas vezes, tomografia computadorizada e ressonância magnética do cérebro é feito para decidir se a punção lombar pode ser feito com segurança. Assim, os médicos realizar uma análise completa e avaliação do estado de saúde do paciente, antes de optar por procedimento de punção lombar, o que é geralmente recomendada apenas no caso de potencialmente graves condições médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário